O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é feito pelo Ministério da Educação, onde o principal objetivo é verificar o domínio dos alunos, as competências e habilidades que possuem, tanto os alunos de escolas particulares quanto públicas do Ensino Médio.
Muitas das vezes, a rotina dos alunos que estão se preparando para fazer o ENEM é corrida e cansativa, não é mesmo?
Essa rotina rígida precisa de um bom planejamento para que você possa ter bons resultados na prova, como ter determinadas horas de estudo, de descanso, se alimentar bem e se esforçar durante alguns meses para fazer a prova, que acontece em dois dias.
Mesmo que seja algo desafiador, o ano de estudo para prestar o vestibular do ENEM é essencial para que você esteja preparado para o dia da prova. Durante esse tempo, qualquer erro pode acabar interferindo na sua nota final.
Com isso, pensando em te ajudar, hoje trouxemos alguns erros mais comuns que são feitos pelos alunos que podem prejudicar a sua nota no ENEM, para que você possa evitar cada um deles e se planejar da melhor forma possível.
9 erros comuns por falta de planejamento para fazer o ENEM
Como dissemos, o ano de pré-vestibular requer muita dedicação e esforço, e para que você possa ter sucesso na sua nota, confira alguns dos erros mais comuns que você não deve cometer:
1 – Falta de organização
Um dos maiores erros que os alunos possuem durante a fase de estudos para o ENEM é a falta de organização, principalmente do ambiente em que estudam. Estudar sentado na cama, mesmo que pareça tentador, pode não ser a melhor opção, pois aumenta o sono e diminui o foco.
Para que você consiga de fato se concentrar nos estudos, o ideal é preparar algum local da casa para isso, que seja organizado, limpo, bem iluminado e ventilado.
Na mesa de estudos você precisa deixar apenas os materiais que são necessários para esse momento, evitando interrupções e distrações. Para te ajudar na organização, você pode usar um Planner, anotando tudo o que será feito no dia, com horários e checklist.
2 – Não treinar a redação
Se você está começando a estudar para o ENEM, saiba que a redação é um ponto muito importante da prova, equivalente a 20% da sua nota final. Ela merece uma atenção e cuidado mais especial, não é mesmo?
A falta de treino na redação é um dos erros comuns que os vestibulandos cometem. Primeiro, você precisa entender qual é o tipo de texto a ser cobrado na prova, que é o dissertativo argumentativo, e então, saber os critérios avaliativos que são usados pelos corretores.
Entendendo esses pontos, você precisa começar a treinar para a redação pelo menos uma vez por semana. Assim, é possível aprimorar a escrita e escrever a redação dentro de um tempo determinado, para ter tempo de sobra para realizar o restante da prova.
3 – Não entender o estilo da prova
Assim como a redação do ENEM possui um estilo, todo o restante da prova também. Um erro que os alunos cometem é não entender sobre isso.
O ENEM é uma prova mais longa, específica e interpretativa, e diferente de outros vestibulares, ela cobra competências distintas. Antes mesmo de dar início aos estudos, você precisa observar as provas anteriores para entender do que estamos falando.
4 – Deixar a matéria acumular
Nós sabemos que a prova do ENEM possui um conteúdo muito extenso, e por isso, muitos alunos acabam deixando as matérias acumularem. O ideal é sempre seguir um plano de estudos com constância, deixando a preguiça e procrastinação de lado.
Existem alguns imprevistos que podem acabar atrasando o seu cronograma de estudos, por isso, separe um dia da semana para colocar toda a matéria em dia e revisar tudo aquilo que foi estudado.
Uma ferramenta que pode te ajudar muito com isso é o Quadro Planner, onde você consegue anotar todas as matérias que serão vistas naquele dia e fazer um checklist das que já foram estudadas.
5 – Deixar o descanso de lado
Mesmo que o ano de pré-vestibular seja intenso, quando falamos sobre os estudos, descansar é essencial para que você possa absorver todo o conteúdo que foi estudado, e com isso, ter um bom desempenho na prova.
A falta de descanso pode acabar prejudicando seus estudos, afinal, a sua mente estará cansada demais, fazendo com que as situações de estresse e ansiedade sejam cada vez mais frequentes.
6 – Não pesquisar sobre as notícias do mundo
As propostas da redação do ENEM normalmente são baseadas em situações que acontecem no Brasil e no mundo, se referindo à economia, cultura, política, saúde e educação, por exemplo.
Por isso, esteja sempre por dentro dos temas atuais e busque fontes de informações.
7 – Deixar os simulados de lado
Com tantos textos para ler e tantas questões para resolver, o tempo para a realização da prova pode ser um grande desafio para muitos alunos. O ENEM é visto como um teste de resistência, e por isso, além de estudar a teoria, também é necessário praticar.
Uma dica é imprimir uma prova antiga e resolver as questões dentro do mesmo tempo disponível para o dia da prova. Assim, você consegue se acostumar um pouco mais com o estilo das questões e o tempo que possui.
8 – Falta de contato com a norma culta
Muitos alunos cometem o erro de não ter contato com a norma culta. No nosso dia a dia, principalmente na internet e redes sociais, escrevemos de um jeito que não é o mesmo da redação do ENEM.
Por isso, ter o contato com a norma culta é essencial para que você não zere a redação ou acabe escrevendo como conversa com um amigo na internet.
9 – Falta de cronograma
Para que você possa atingir uma meta, é preciso ter planejamento, não é mesmo? Com o ENEM não é diferente. Com a data já definida, independente de quando você vai começar a estudar, é essencial criar um cronograma de estudos com todos os conteúdos que são cobrados para a prova.
Esse planejamento pode ser mensal ou semanal, mas deve estar dentro da sua rotina e ser possível de acordo com o seu tempo disponível, suas demandas e sua capacidade. Você não deve criar um cronograma de 6 horas de estudos se possui apenas 3 horas disponíveis na rotina.
Entendendo melhor sobre esses erros você consegue se esforçar mais para evitá-los, e assim, conseguir ter bons resultados na prova.
Para te ajudar, acesse o site e confira os produtos de organização de estudos que podem ser úteis dentro da sua rotina!