Você sabia que a aprendizagem visual é uma das principais formas que muitas pessoas têm de absorver novos conceitos e ideias?
Isso significa que elas precisam olhar para aquela informação para conseguir compreender e memorizar. É bastante possível que na sua empresa vários colaboradores tenham esse perfil. Assim, apostar em uma boa comunicação visual é essencial para manter a produtividade da equipe.
Conheça os benefícios:
Comunicação visual na empresa: o que é?
Aqui nesse contexto, estamos falando da comunicação visual como uma estratégia para organizar e transmitir informações dentro da sua empresa. Assim, ela compreende todos os recursos que você utilizar para isso, desde os quadros com memorandos e até Flip Chart que fica na sala de reuniões para organizar os insights que surgem.
A comunicação visual serve, portanto, como essa forma de aprendizagem que citamos no início do texto e também como um suporte. Quando o gestor está explanando uma ideia ou um novo processo, por exemplo, apenas a sua fala pode não ser clara o suficiente. Nessa situação, se ele escrever em um quadro, ou um Flip Chart por exemplo, a equipe vai conectar o que está vendo e ouvindo e, aí sim, tudo vai fazer sentido.
Comunicação é a base do sucesso de uma empresa, não importa qual seja o seu segmento de atuação ou porte. Aliás, quantas falhas são cometidas justamente por uma ineficiência dos envolvidos em se comunicarem.
Benefícios da comunicação visual na empresa
Agora que já trouxemos o contexto, vamos detalhar os benefícios de apostar em estratégias e ferramentas de comunicação visual no dia a dia do seu negócio:
Clareza
Não basta comunicar: também é preciso fazer isso de forma clara e objetiva. Os recursos visuais trazem justamente esse benefício. Muitas vezes, o que alguém fala pode estar aberto a múltiplas possibilidades de interpretação, gerar ambiguidade, fazer com que cada um entenda de uma forma diferente.
Mas o que está escrito não tem como ser questionado. A comunicação visual serve para tornar uma ideia tangível e facilitar o seu entendimento.
Simplificação de ideias
Outra vantagem da comunicação visual é a possibilidade que ela traz de simplificar assuntos mais complexos. Muitas vezes, o gestor precisa trazer para a equipe algum tipo de conhecimento que não faz parte do dia a dia dela, como a metodologia de gestão adotada pela empresa, por exemplo. Ou até explicar como são definidas as metas que o time vai ter para alcançar.
Nesses casos, quando não há compreensão por parte dos ouvintes, também não vai existir um engajamento àquilo que está sendo dito. Nesse exemplo da meta, se os colaboradores não conseguem compreender de onde saiu aquele número, o seu esforço em alcançá-lo pode ficar comprometido.
Com recursos de comunicação visual, a pessoa que está trazendo essa mensagem vai conseguir simplificá-la e facilitar o seu entendimento, por mais complexa que ela possa ser!
Basta ter uma lousa branca para conseguir ilustrar aquela ideia com elementos gráficos, demonstrar correlações, escrever exemplos e outros artifícios que possam torná-la mais palatável para o público que a está ouvindo.
Aliás, a comunicação só existe quando o emissor consegue transmitir uma mensagem de modo que ela seja compreensível pelo destinatário. Essa é uma premissa básica e que as ferramentas visuais ajudam a garantir.
Possibilita a retenção da mensagem
A quantas reuniões você já foi em que alguém apenas falava e os demais ouviam, sem qualquer apoio visual? Caso se lembre de alguma delas, provavelmente você também vai se dar conta de que a retenção dessa mensagem foi muito baixa. O que significa que, logo ao saírem da sala, os participantes de uma reunião conduzida dessa forma já não se lembram de boa parte do que foi dito.
De forma bem objetiva, podemos dizer o seguinte: quando ouvimos, ativamos uma área do nosso cérebro. Quando lemos, ativamos outra área. Quando ouvimos e lemos algo relacionado a uma mesma mensagem, estamos ativando uma parte maior do nosso cérebro, o que ajuda na absorção e memorização daquele conteúdo.
E indo além de todo esse processo, ao colocar as informações expostas em uma lousa, por exemplo, os participantes da reunião conseguem anotar ou tirar uma foto para ter esse registro e poder consultá-lo depois, sempre que necessário.
Assim, se você não quer que aquilo que você diz seja facilmente esquecido, aposte na comunicação visual como suporte para a sua mensagem.
Traz mais transparência
Isso vale principalmente para regras e normas da empresa. É de extrema importância que elas estejam registradas visualmente, onde todos possam ver. Quando isso não acontece, acaba abrindo margem para muitos questionamentos. Ou seja: para que cada um interprete uma regra da sua maneira.
Além disso, também abre espaço para os colaboradores questionarem se uma norma foi aplicada a uma pessoa e não a outra. Tudo isso vai minando a relação de confiança entre a empresa e a equipe e trazendo uma certa hostilidade – que nunca é bem-vinda – para o ambiente de trabalho.
Engaja os colaboradores
Um exemplo clássico de como a comunicação visual ajuda no engajamento dos colaboradores é a gestão à vista. Nesse modelo de gestão, os indicadores de desempenho e os status de cada atividade ficam anotados num quadro, de modo a serem visíveis por todos.
Diversos empreendimentos têm adotado a gestão à vista porque percebem que quando os profissionais têm acesso a essas informações, a sua produtividade aumenta. Esse é um dos poderes da comunicação visual: motivar o time.
A comunicação visual democratiza o acesso à informação, elimina barreiras de aprendizado e traz mais transparência para as relações de trabalho. E a combinação desses fatores cria um ambiente muito mais saudável e favorável à produtividade.
Existem diversos artifícios de comunicação visual que você pode adotar:
- – Flip Chart
- – Quadros de aviso;
- – Quadro branco para escrever;
- – Quadro planner para organizar as tarefas do dia a dia da equipe.
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