quarta-feira, 20 de novembro 2024
No menu items!
InícioNewsDia da Árvore: saiba como nos tornamos ecologicamente conscientes

Dia da Árvore: saiba como nos tornamos ecologicamente conscientes

Veja como se tornar alguém mais ecologicamente consciente, e quais medidas práticas tomar para otimizar esse processo.

Sem dúvidas, os assuntos relacionados ao meio ambiente já são retratados há bastante tempo. Afinal de contas, dependemos da natureza para sobreviver. Mediante ao desenvolvimento tecnológico e a consequente facilidade de acesso à informação, temos o conhecimento de maneira ainda mais acessível para nos conscientizarmos sobre práticas sustentáveis para uma boa relação entre o homem e a natureza.

Por esse motivo, neste post nós iremos te mostrar como se tornar alguém mais ecologicamente consciente, e quais medidas práticas tomar para otimizar esse processo. Confira!

1. Invista em energia limpa

Basicamente, a energia limpa — popularmente conhecida como energia renovável — é aquela não derivada de combustíveis fósseis, que prejudicam o meio ambiente através da liberação de CO2 na atmosfera em excesso. E isso decorre de empresas de energia elétrica privadas!

Para amenizar essa situação e garantir uma pegada ainda sustentável, opte por investir em energias limpas, como é o caso do sol. Através de placas solares instalados em lojas, edifícios e residências, é possível reduzir até 80% da conta de luz do seu estabelecimento, e, além disso, contribuir com a geração de uma energia não nociva para o meio ambiente.

2. Realize o descarte correto dos resíduos

Mesmo que já seja uma ação bastante incentivada na atualidade, ainda assim muitas pessoas e marcas deixam de praticar o descarte correto de lixo, especialmente nas empresas. Para negócios que trabalham com impressões, é crucial separar os materiais, a fim de que possam ser coletados e muito bem tratados posteriormente.

Além de ser uma medida eficiente para o seu negócio, também estimula uma conscientização interna de gastos menores com papéis e outros tipos de materiais, a fim de que seja usado somente o necessário, mas também quando for usado em excesso, que seja realizado de maneira consciente e estratégica.

3. Economize água

Não é de agora que ouvimos falar que a água para consumo está cada vez mais escassa no planeta. Isso porque o seu consumo não é realizado de maneira consciente, ou seja, vemos um excesso cada vez maior na utilização da água potável.

No entanto, para fins de conscientização e prevenção ao meio ambiente, é crucial que adotemos medidas de consumo mais eficientes, como desligar a torneira enquanto estiver lavando as mãos, utilizar o volume estritamente necessário de água para fazer limpezas e reduzir a incidência de torneiras para lavar áreas de entradas, como calçadas.

4. Trabalhe a conscientização interna dos colaboradores

De nada adianta elaborar as melhores medidas de conscientização para a sustentabilidade se você não possui uma equipe preparada para isso, ou até mesmo uma cultura organizacional pautada para esse objetivo.

Sendo assim, pratique o hábito de conscientizar seus funcionários de práticas sustentáveis, pois com o tempo, esse hábito fará parte da cultura da sua empresa, e assim, será realizada de maneira eficiente com o passar do tempo. Fora que geramos redução de custos com contas de energia, água, maquinários, equipamentos e entre outros.

5. Trabalhe com fornecedores que possuem o selo FSC

Antes de adentrarmos na importância desse tipo de relação, você sabe o que significa o selo FSC? De maneira geral, trata-se da sigla para Forest Stewardship Council (ou em tradução livre, Conselho de Manejo Florestal).

A ideia por trás desse conselho é realizar uma iniciativa destinada exclusivamente à conservação ambiental, além do desenvolvimento sustentável de florestas ao redor do mundo.

Por esse motivo, prefira trabalhar com fornecedores de materiais e equipamentos que possuem esse tipo de selo. Assim, você estará garantindo que a sua marca fará negócios com profissionais qualificados, e além de tudo, que se preocupam com a sustentabilidade e a boa relação do homem com o meio ambiente.

6. Reutilize materiais

Muito mais do que investir na economia dos materiais, é também buscar uma forma de reaproveitá-los. Isso não significa que você deva reutilizá-los sempre, mas sim em investir em produtos que tenham uma alta durabilidade (custo-benefício), para quando precisarem ser descartados, terem a chance de serem reutilizados na sua marca.

Por exemplo, uma garrafa pet ou papéis que podem ser transformados em artigos decorativos ou repassados a profissionais artesanais que buscam por esse tipo de material para entregar seus trabalhos.

7. Verifique se as empresas que prestam serviços para você são certificadas pelo IBAMA

Caso você não saiba, a sigla IBAMA representa o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. O principal objetivo desse instituto é justamente garantir a proteção do meio ambiente e, principalmente, dos recursos naturais existentes do planeta, como é o caso da fauna e da flora.

Logo, ter a ciência de trabalhar com uma empresa que possui certificação do IBAMA, e acima de tudo, não realiza nenhum teste químico com animais ou realiza o uso abuso da água e dos recursos naturais é mais um passo para sua marca caminhar rumo à sustentabilidade. E

Por esse motivo, a Stalo é reconhecida pela qualidade de quadros e produtos escolares totalmente sustentáveis. Além disso, temos o certificado do IBAMA e nos preocupamos com o impacto em que a nossa oferta não apenas chega até os nossos clientes, mas como também no meio ambiente.

Quando falamos de sustentabilidade, precisamos entender que esse processo começa em toda a cadeia de suprimentos: desde a relação com os fornecedores até o momento de descarte dos produtos utilizados, especialmente os produtos escolares, que tendem a possuir uma rotatividade maior.

Portanto, invista nas dicas citadas acima, a fim de que sua torna se torne consciente de processos sustentáveis, e assim, contribua de maneira eficiente para o meio ambiente, e para a futura geração da humanidade.

E para tornar a cultura de sustentabilidade ainda mais tangível na sua marca, comece desde já a contar com parceiros que seguem a mesma linha de pensamento. A Stalo, por exemplo, já é autoridade no mercado no quesito sustentabilidade e preza pela entrega de produtos de primeira aos seus clientes.

Agora que você já conhece as melhores dicas para possuir um pensamento e ações mais sustentáveis, conheça agora mesmo a Stalo. Acesse o nosso site e confira o nosso Catálogo de Produtos para papelarias e escolas em geral.

Catálogo Stalo
Stalo
Stalo
A Stalo é uma empresa bauruense, fundada em 1991, com sólida reputação e reconhecimento pela qualidade de seus produtos, sendo essa a nossa maior preocupação. A Stalo traz todo esse diferencial, que vai além do fator preço: oferecemos qualidade em nossos produtos, no atendimento aos nossos representantes e clientes, além de pontualidade nos prazos, criando parcerias de longo prazo baseadas em ética e transparência
ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Catálogo Stalo Quadros

Mais populares