Se você precisa gravar vídeos para aulas a distância, já deve ter notado que essa é uma tarefa mais difícil do que realmente parece, não é mesmo?
Isso porque mesmo que o conteúdo da sua aula seja interessante e importante, é necessário se atentar também ao vídeo, ou seja, aos recursos audiovisuais que você vai apresentar, deixando a aula mais agradável e atrativa para os alunos.
Mas, você sabe por onde começar? Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas dicas essenciais a serem colocadas em prática durante a gravação de vídeos para aulas EADs.
Confira!
Gravar vídeo aulas: por onde começar?
Antes de tudo, para que você consiga colocar em prática o aprendizado a seguir e gravar vídeos para aulas EAD, é importante lembrar que o planejamento e o roteiro do conteúdo são partes essenciais.
Para isso, você precisa criar uma linguagem de fácil entendimento para os seus alunos, utilizando recursos audiovisuais para que todo o conteúdo passado seja absorvido por eles. Com isso, não use linguagens mais formais ou coloquiais, e sim seja mais objetivo.
Então, depois de planejar todo o roteiro e o local da gravação, você já pode iniciar os seus projetos, e mesmo que não tenha tanto contato com as câmeras, já pode começar a treinar para se desenvolver melhor.
Como gravar vídeos para aulas EAD
Para facilitar todo o processo de gravação de vídeos para aulas EAD, hoje trouxemos algumas dicas que podem te ajudar com isso. Você ainda pode assistir a algumas vídeo aulas para conseguir se inspirar e saber o que combina mais com o seu estilo de aula. Entenda a seguir:
Crie um roteiro
Como dissemos anteriormente, antes de tudo é necessário que você tenha um roteiro em mãos com todos os assuntos que serão abordados na sua vídeo aula.
Assim, você consegue utilizar as suas técnicas pedagógicas com os recursos audiovisuais, onde o maior objetivo é fazer com que seus alunos estejam envolvidos com a aula.
Dessa forma, você consegue ajudar no aprendizado, mas isso é possível apenas se você estiver com todas as suas ideias organizadas no papel antes de começar a gravar. Para isso, você pode utilizar um quadro ou um planner, por exemplo.
Se atente à iluminação
Para os momentos das gravações dos vídeos para as aulas EADs, o ideal é sempre priorizar a luz do dia, gravando sempre pela parte da manhã. Isso porque, nesses horários, os ambientes recebem mais luz natural.
Mas, se não for possível gravar com a luz do dia, você também pode utilizar algumas ferramentas para te ajudar, como as lâmpadas próprias para gravações.
Crie um cenário
O ambiente em que você vai gravar seus vídeos vai receber atenção dos alunos, por conta disso, organize tudo o que vai aparecer no cenário das gravações.
Desde a sua estante com livros, até a roupa que você vai utilizar, tudo isso compõe o cenário da sua gravação dos vídeos. Uma dica importante é escolher gravar em ambientes fechados, para que não haja interferência externa, como pessoas passando, animais brincando e outros.
Utilize os recursos audiovisuais ao seu favor
Existem muitos recursos audiovisuais que podem ser utilizados nas gravações de vídeos para aulas EADs, como softwares, para gravar, aplicativos para ajudar na edição, aplicativos para gravar a tela, alguns equipamentos e muito mais.
Você não precisa necessariamente utilizar esses recursos, mas eles são importantes para enriquecer ainda mais as suas gravações.
Ferramentas ideais para as gravações
Microfone
Quando as videoaulas estão com um som ruim, os alunos costumam não prestar atenção no que está sendo explicado, ou seja, a qualidade de áudio influencia muito no aprendizado.
Com isso, invista em um microfone para fazer as gravações. Você pode utilizar o microfone do seu computador ou da sua câmera e configurá-lo para que a captação seja a melhor possível.
Os microfones externos também são excelentes opções, podendo investir em um microfone de lapela, que traz mais comodidade para você.
Uma boa câmera
Para conseguir gravar vídeos, é necessário ter uma boa câmera, é claro. Você pode usar a câmera do seu notebook, do seu computador ou do seu celular, desde que tenham uma boa resolução. Existem muitas opções no mercado, para todos os bolsos.
Veja se a câmera escolhida também possui uma boa captação sobre o campo de visão, onde quanto maior ele for, mais nítido vai ficar o seu vídeo.
Softwares e aplicativos de edição
Ter uma câmera, um microfone e um ambiente ideal para gravar é muito importante, mas além disso, você também pode contar com algumas ferramentas como softwares e aplicativos para gravar, editar e publicar os vídeos para aulas EAD.
Se você não souber utilizá-los, não se preocupe, pois existem muitos tutoriais na internet para te ajudar nessa missão.
Quadros e lousas
Não tem como você ser um bom professor, tentar explicar a matéria se não possui um quadro ou uma lousa à sua disposição, não é mesmo?
Essas ferramentas vão te ajudar muito a explicar todo o conteúdo que você deseja passar para os seus alunos de maneira mais clara e objetiva, mostrando na prática o que você está falando.
Em nosso site você consegue encontrar diversas opções disponíveis.
Dica extra
Depois de passar por todas essas dicas para gravar vídeos para aulas EAD, você já deve ter notado que, mesmo sendo um grande desafio, é totalmente possível conseguir passar o conteúdo para os seus alunos no ambiente virtual, não é mesmo?
Com um bom planejamento, utilizando recursos e ferramentas ao seu favor, você consegue explicar o conteúdo e gravar vídeos objetivos.
O ideal é que você tenha um cronograma sobre o que irá falar, para que os conteúdos não sejam jogados no seu vídeo e gerem desinteresse por parte dos alunos. Isso porque, dentro dos conteúdos em vídeo, todos os detalhes são importantes para ter uma aula de sucesso.
Você não precisa ter acesso aos melhores equipamentos, ferramentas ou softwares para iniciar as gravações dos vídeos para aulas EADs, basta se atentar a esses detalhes e colocá-los em prática.
Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o site e veja como os produtos do nosso catálogo podem te ajudar nessa missão!