O que permite uma educação de qualidade nas escolas é um conjunto de fatores. E a qualidade do material utilizado, sem dúvidas, é um dos mais importantes. O quadro escolar, por exemplo, é a ferramenta que intermedia o conteúdo explicado pelo professor e a forma como o aluno absorve. É por meio dele que essa explicação se materializa e ganha sentido. Por isso, hoje, você vai conhecer os nossos quadros da FDE: as melhores opções para escolas preocupadas com um ensino de excelência!
Quadros profissionais linha FDE: conheça
A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) tem a função de assegurar o bom funcionamento da rede pública estadual de ensino de São Paulo. Para isso, atua viabilizando a execução e implementação de políticas públicas definidas pela Secretaria de Educação.
Nesse contexto, um dos papéis da FDE é desenvolver pesquisas que produzam resultados capazes de ajudar no aprimoramento das metodologias pedagógicas. Assim, a Fundação estabelece padrões de qualidade atrelados à melhoria de ensino. Incluindo padrões recomendados para o quadro escolar.
A nossa linha FDE de quadros profissionais está justamente alinhada aos padrões e exigências da FDE. Isso significa que eles estão aptos a participar das licitações nas quais a observação dos parâmetros da Fundação são necessários.
Entre as características dos quadros linha FDE, temos:
Lousa Branca
O padrão FDE exige a lousa branca, diferentemente do quadro verde ou preto que era utilizado há anos – e que continua presente em algumas escolas.
Ela permite um contraste maior entre a superfície e o que é escrito pelo professor, facilitando a visualização por parte dos alunos. Além disso, dispensa o uso do giz, beneficiando diretamente a saúde do professor – já que o giz pode causar alergias.
Laminado Melamínico Liso
Outra característica do parâmetro FDE é a fabricação com laminado melamínico, que garante justamente a superfície de escrita branca, lisa e uniforme. Para facilitar tanto o processo da escrita quanto a visualização.
Laminado Melamínico Quadriculado
Para atender aos padrões da FDE, o quadro branco pode ser totalmente liso ou quadriculado. O modelo quadriculado oferece algumas vantagens, como: ajuda o professor a aproveitar melhor o espaço, escrevendo em linha reta; facilita a produção de desenhos geométricos para aula de matemática…
Por aqui, temos as duas opções na nossa linha FDE: tanto a lousa lisa quanto a quadriculada.
Revestimento em Porcelana
Composto por MDF, os quadros da Stalo da linha FDE apresentam superfície frontal revestida com lâmina de aço cerâmico, e na parte posterior revestimento de fenol melamínico.
Vale ressaltar que, todas essas condições são determinações impostas pelas normas EN 15771 e a ABNT NBR ISO 28762.
Por atender aos requisitos da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), todos os quadros se destacam por deter durabilidade satisfatória.
Isso porque a lousa fabricada no material de porcelana, além de manter a tradição dos quadros, ao mesmo tempo oferece as utilidades de um projetor de vídeos.
Ou seja, para melhor acomodação e funcionalidade, o profissional garante um material completamente personalizado. Com isso, aumentam de forma significativa o seu envolvimento e produtividade em sala de aula.
Por muitos anos, os profissionais que dependiam do auxílio de lousas para lidar com o público, seja em escolas, reunião de trabalhos, ou até mesmo outros eventos, lidavam com alguns empecilhos.
Essas dificuldades estavam relacionadas, por exemplo, com sujeiras, manchas e até mesmo alergias provocadas pelo pó de giz. Ou seja, com o quadro de porcelana padrão FDE da Stalo, todas essas questões passam a ser inexistentes com à superfície lisa, não porosa e resistente a riscos, não há onde os germes se esconderem. A superfície higiênica da porcelana coloca os quadros da Stalo em um novo patamar assim tornando um quadro antimicrobiano para manter a superfície limpa.
Medidas
Em relação às medidas, não existe um único padrão definido. Os nossos quadros da linha FDE podem ser no tamanho 250 x 120 cm, 135 x 120 cm…
Atualmente, são diversos quadros diferentes disponíveis na linha FDE da Stalo, com diferentes medidas e características, mas todos respeitando as diretrizes da Fundação para o Desenvolvimento da Educação.
Importante ressaltar que, ao seguirem esses padrões, esses quadros acabam tendo um selo de qualidade. Ou seja: mesmo que a escola não precise seguir as normas da FDE, ao investir nesses modelos de lousa, ela sabe que está escolhendo um produto que tem características que atendem parâmetros rigorosos!