terça-feira, 3 de dezembro 2024
No menu items!
InícioNewsDestaqueQuer aprender a desenhar? Confira 4 passos simples

Quer aprender a desenhar? Confira 4 passos simples

Muitas pessoas têm como sonho aprender a desenhar, e essa habilidade artística é mesmo uma das mais apreciadas pela sociedade. Para confirmar isso, é só pensar em quantos filmes há, nos quais os personagens estão sempre rabiscando algum desenho novo.

Quando as pessoas aprendem a desenhar, é bem comum que elas usem essa expressão artística para extravasar os seus sentimentos. Aliás, desde crianças as pessoas aprendem a representar coisas com desenho: pode ser a própria família, um filme assistido, um passeio etc.

Para quem deseja muito aprender a desenhar, este artigo traz 4 passos bem simples para se começar, mesmo que nunca se tenha desenhado nada.

Confira esses passos e comece logo a exercitar a sua veia artística:

1. Aprenda as técnicas mais simples

É bastante comum que as pessoas que querem aprender a desenhar tenham muita pressa de logo estarem fazendo desenhos mais elaborados. Por causa dessa pressa, elas acabam não treinando técnicas básicas porque elas acham que é melhor já partir para as lições um pouco mais à frente.

Entretanto, quem não tiver a devida base com relação a jogo de luz, por exemplo, não vai conseguir representar profundidade nos seus desenhos.

Da mesma forma, quem não se familiariza com determinadas formas geométricas terá dificuldade na hora de desenhar uma série de coisas. Portanto, é fundamental não ter pressa e se dedicar a treinar todas as técnicas, mesmo as que pareçam mais básicas.

Para muita gente, ficar treinando como se faz um bom círculo ou como se faz sombra de forma mais realista pode parecer perda de tempo, mas é esse tipo de treino que vai fazer com que o desenho, futuramente, fique o mais profissional possível.

Também é interessante se familiarizar com mais de um tipo de desenho, como o cartoon e o anime. Assim, fica até mais fácil entender quais são os traços característicos de cada tipo de desenho e treiná-los mais.

O fato é que, não importa o quão simples pareça determinado desenho ou determinada técnica: quem deseja aprender a desenhar tem de se dedicar a treiná-la como se fosse difícil. É isso que vai fazer com que se domine de verdade aquela forma, aquele sombreamento etc.

2. Acompanhe os desenhistas

Sempre que se quer aprender de verdade alguma coisa, é importante absorver o conhecimento de quem há é um especialista. Não é para menos que existem os professores, não é?

Portanto, quem está em um processo de aprender como desenhar deve seguir alguns desenhistas nas redes sociais, por exemplo. De forma geral, esses profissionais costumam usar os seus perfis para mostrar como eles aplicam determinadas técnicas, como eles representam X personagem e assim por diante.

Não importa qual seja o tipo de desenho que se queira aprender. Pode ser realismo, anime ou cartoon: sempre há algum artista que desenha nesse estilo ou de forma semelhante e que está nas redes sociais.

Vale dizer que não precisa ser apenas aqueles mais conhecidos: pode ser desenhistas menos famosos, mas que conheçam bastantes técnicas diferentes e que desenhem no estilo que de quer aprender.

O YouTube também é uma ótima plataforma para quem deseja aprender a desenhar porque lá existem vídeos mostrando com mais detalhes como se pode fazer os desenhos.

Além disso, há cursos inteiros ali sobre desenho usando as mais variadas técnicas e a maior parte do conteúdo que está no YouTube é gratuito. Desse modo, perfeito para quem deseja ser desenhista amador ou não pode pagar agora por um curso tradicional.

3. Materiais que podem ser usados para desenhar como, por exemplo, pranchetas de desenho da Stalo

É claro que as pessoas apaixonadas por desenho querem de cara poder usar materiais de alta qualidade e que tenham vantagens de custo-benefício, como é o caso das pranchetas de desenho da Stalo.

Quem está começando a aprender as técnicas pode aproveitar esse suporte para se aprimorar ainda mais.

Quando se está na etapa de aprender um pouco sobre fazer as formas geométricas, sobre criar o formato das mãos e do rosto ou até fazer um sombreamento, pode ter certeza que as pranchetas de desenho da Stalo, são sem dúvida, a melhor opção.

Quanto aos demais materiais, também podem ser adquiridos aos poucos. Por exemplo, apenas depois que se tem um pouco mais de domínio das técnicas de desenho é que se pode pensar em adquirir canetas, esfumadores e outros itens que sejam mais profissionais.

Então, não precisa ter em mente que, para aprender a desenhar, é preciso dispor de altos recursos financeiros: qualquer um que tenha uma prancheta de desenho, um quadro branco ou mesmo um painel, pode sim começar a treinar as técnicas e até se tornar um grande ilustrador!

Além disso, há muitos exemplos de desenhos artísticos que são feitos justamente com esses tipos de materiais.

4. Pratique o máximo possível

Esse é um dos principais passos, não importa o que se esteja aprendendo: praticar é sempre fundamental.

Há pessoas que querem aprender a desenhar, mas treinam uma vez e passam meses sem pegar em um lápis. Infelizmente, é bastante difícil que elas realmente consigam dominar alguma técnica de desenho dessa maneira.

É claro que as pessoas têm seus compromissos: precisam estudar, precisam cuidar da família, precisam trabalhar etc. No entanto, quando se tem mesmo o desejo de se tornar um desenhista, mesmo que amador, é necessário ter consciência de que isso não vai acontecer sem treino.

Assim, uma forma de conseguir praticar o máximo possível é fazer uma espécie de cronograma: todo dia X da semana, por exemplo, haverá 1h dedicada ao treino das técnicas de desenho.

Outra forma de conseguir a disciplina necessária para desenhar é assistir a vídeos dos ilustradores e usar meia hora por dia para tentar reproduzir o que se viu.

Com esses 4 passos, torna-se bem mais possível aprender a desenhar em diversos estilos. Inclusive, essa pode até ser a futura carreira da pessoa que se dedicar bastante!

Quem quiser aprender a desenhar pode usar os produtos da Stalo, que também têm muito mais utilidades. Baixe nosso catálogo aqui!

Aproveite e tenha acesso a todos os produtos que fazem parte dos nossos serviços.

Catálogo Stalo
Stalo
Stalo
A Stalo é uma empresa bauruense, fundada em 1991, com sólida reputação e reconhecimento pela qualidade de seus produtos, sendo essa a nossa maior preocupação. A Stalo traz todo esse diferencial, que vai além do fator preço: oferecemos qualidade em nossos produtos, no atendimento aos nossos representantes e clientes, além de pontualidade nos prazos, criando parcerias de longo prazo baseadas em ética e transparência
ARTIGOS RELACIONADOS
Catálogo Stalo Quadros

Mais populares